terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PRATICANDO O DESAPEGO



Estamos em fevereiro em pleno verão e liquidações.

Hora de realizar o Desapego!
Quando penso e falo em desapego, não me refiro apenas a roupas e sapatos velhos que lotam os armários. Falo também daqueles novos e muitas vezes quase sem uso que guardamos. Vamos combinar: Se não usou até agora, a chance de usar um dia é quase nula.
E aquelas revistas de decoração, jardinagem e moda antigas que você guarda no quarto da área de serviço? Já tentou se desfazer delas? Ofereceu a quantas amigas? Alguém quis? Continuam lá agora, mas com certeza já passaram pelo escritório e até pela varanda. Olhe em volta. Lembrou dos brinquedos, móveis, quadros? E no banheiro? Milhões de vidros vazios esperando serem reaproveitados... Foi até a cozinha? Coisas quebradas que jamais serão consertadas, uma gaveta cheia de talhers tortos e descompletos, sem falar nas peneiras, panelas e assadeiras que deveriam ter ido embora quando você fez bodas de prata. Ah, e as sacolas descartáveis de supermercado ocupando totalmente o banheiro de serviço? Vai usar? Quando? Por que não usou até agora?
Pare um pouco e veja a sua volta o que tem guardado esperando um ponto final. Se você tem algo que não usa, com certeza poderá se util para outra pessoa.
Tenho por hábito me desfazer de tudo que não uso. Quando compro uma roupa ou sapato novo, substituo imediatamente. Só guardo o que me serve e uso. Costumo doar, trocar ou presentear o que não preciso. Mudo a rotina. Troco móveis de lugar, surpreendo com uma cor nova na parede, altero até os caminhos que costumo percorrer. Estou sempre em constante renovação. Nunca me falta nada! Sou feliz assim... Surpreendente!

Tudo tem começo, acomodação e o fim? Depende de nós.
Vamos arrumar tudo! Hora da faxina!
Adoro!!!!!!!!
Começemos pela alma! Jogue fora rancores, sentimentos negativos, mágoas e ressentimentos.
Feito isso, mãos a obra!

Para ajudar os mais radicais e apegados, coloco aqui algumas sugestões do livro da Gail Blanke: "Jogue fora 50 coisas". É uma grande ajuda. No começo pode parecer desesperador se desfazer daquele vestido que usou na gravidez da sua filha que acabou de fazer vinte e oito anos, mas, você consegue!
Experimente!


As regras do desapego de Gail Blanke

Como saber o que jogar fora? Bem, felizmente, as regras do desapego são muito simples:
1. Se a coisa - o objeto, crença ou convicção, lembrança, trabalho ou até a pessoa - é um peso para você, o deixa imobilizado ou simplesmente faz com que você se sinta mal consigo mesmo, jogue-a fora, dê para alguém, venda, deixe para trás, siga em frente.
2. Se isso (veja acima!) simplesmente fica ali, ocupando espaço e não acrescenta nada de positivo a sua vida, jogue fora, dê para alguém, venda, deixe para trás, siga em frente. Se você não está caminhando para frente, está andando para trás. Jogar fora o que é negativo ajuda a redescobrir o que é positivo.
3. Não torne difícil a decisão de se livrar ou não de alguma coisa. Se tiver que pesar os prós e os contras por muito tempo ou ficar angustiado pensando sobre o que é certo fazer, jogue fora.
4. Não tenha medo. Estamos falando sobre a sua vida. A única que você tem de verdade. Você não tem tempo, energia ou espaço para lixo material ou psicológico.

Passos para organizar a bagunça do seu quarto:
1. Entre no seu quarto como se fosse a primeira vez. Como você se sente? É o tipo de quarto que te ajudaria a relaxar no fim de um dia frenético? Que móveis, objetos de decoração, bibelôs ou entulhos acha que atrapalham a sensação de calma? Junte tudo isso e livre-se dessas coisas.
2. Abra seu armário e puxe todas as gavetas. Examine as roupas, sapatos e acessórios que encontrar. Você vai se sentir bem quando pensar em usá-los, ou alguns destes itens geram um sentimento pesado, levemente depressivo, que te levam de volta ao passado? As coisas que são um peso para você - fisicamente ou emocionalmente - têm que ir embora.
3. Faça as seguintes perguntas a si mesmo: quem sou eu agora e o que estou me tornando? Minhas roupas, este quarto representam a forma como eu gostaria de me ver? O que tem que mudar para que isso aconteça? Você não precisa mudar tudo de uma vez, mas realmente tem que começar agora.

Passos para organizar a bagunça da sua cozinha:
1. Pergunte-se o que este espaço representa para você. Então, além de podermos encontrar as coisas de que precisamos com facilidade, o clima do lugar precisa ser agradável.
2. Jogue fora tudo o que for velho e gasto, de panelas amassadas a comida estragada.
3. Pergunte a parentes e amigos próximos o que eles gostariam de acrescentar o tirar de sua cozinha.
4. A cozinha - principalmente os armários - parece ser lugar para tudo. Não deixe isso acontecer.

Passos para deixar para trás seus arrependimentos e erros:
1. Lembre-se: você tem que fracassar. É a única forma de alcançar o sucesso.
2. Não existe perfeição. Alguns jogadores podem ter feito jogadas perfeitas, mas não foram perfeitos o campeonato inteiro. Jogue fora a perfeição.
3. Não leve seus supostos erros para o lado pessoal. Se algo não deu certo, faça reajustes e tente de outro jeito.
4. Se gastar toda a sua energia relembrando as coisas que não deram certo, o que devia ou não devia ter feito ou falado, você não terá energia para encontrar novos caminhos para a realização. Livre-se dessas coisas. Só aí já devem entrar mais umas dez coisas na sua lista.

Chegando a 50: comemore!
E aí, como você se sente? Você deixou muita coisa para trás. Você jogou fora de tudo um pouco, desde batons velhos ao medo de não ser bom o bastante; da porcelana feia da sua tia à necessidade de ser querido por todos; do seu cinto pequeno demais a sua visão pequena demais de si mesmo.
Você se sente mais leve, entusiasmado? Aposto que você jogou fora muito mais de 50 coisas. Você anotou todas? Você se deu parabéns e compartilhou a lista com mais alguém? Você estimulou os outros a jogar fora suas coisas e fazer sua própria lista?
Isso é só o começo. De agora em diante, você vai prestar mais atenção. De agora em diante, quando der uma olhada nas coisas com que você se cerca - ou o lixo mental que começou a se acumular novamente na sua mente -, você vai se fazer estas perguntas vitais: isso me deixa feliz? Eu preciso disso? É isso que eu quero? Se não puder responder sim, você se livrará dessas coisas. Agora você tem a coragem e a vontade.





Jogue Fora 50 Coisas
Autor: Gail Blanke


Editora: Ediouro
Assunto: Diversos
ISBN: 8500026618
ISBN-13: 9788500026614
1ª Edição - 2010
284 Pági

DE VOLTA AO BLOG!

Ok, sei que demorei demais a voltar...
Estamos em fevereiro de 2011 e ainda não postei nada. Estive ocupada com novos projetos que pensei serem fáceis e rápidos. Me enganei redondamente!
Quando me disponho a fazer alguma coisa, faço com intensidade!  O resultado conclusivo está bem distante, mas tenho tido grandes recompensas.
Estou resgastando a minha história! Digo minha, mas, a história é familiar... Voltar no tempo, pesquisar, conhecer, descobrir de onde viemos, como foram nossos antepassados, como e quanto somos, onde e como vivemos...
É um trabalho muito interessante de pesquisa e um magnífico exercício de relações humanas. Dependo muito da boa vontade das pessoas e tenho me surpreendido com a resposta positiva das gerações mais novas. A cada dia identifico um novo perfil em familiares que pensei conhecer bastante. Vou desvendando, conhecendo, respeitando e entendendo as minhas raízes. Conhecendo o tronco familiar, vou montando os galhos, colhendo os frutos e saboreando a minha Árvore Genealógica. Com certeza estou me conhecendo melhor e descobrindo que ainda tenho muito a aprender. 
O mais importante é que voltei!
Com vocês, para vocês e ... vamos às novas postagens.