sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HUMMM... QUE AZEDINHO BOM!

  Sexta feira... Fim de semana chegando. Deixo aqui uma sugestão para uma sobremesa  prática, rápida de fazer e ainda por cima, D-E-L-I-C-I-O-S-A!

                                         BRIGADEIRO DE MARACUJÁ

 Ingredientes e modo de fazer o brigadeiro para enrrolar:
 
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema
- 4 colheres de sopa da calda de maracujá*
- 100 g de chocolate branco ralado, para decorar o brigadeiro

Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que o brigadeiro comece a desgrudar do fundo da panela. Transfira o brigadeiro da panela para uma prato previamente untado com manteiga, deixando esfriar completamente. Para enrrolar o brigadeiro, deixe uma tigelinha do seu lado com água gelada para molhar ligeiramente as mãos antes de fazer as bolinhas. Passe as bolinhas no chocolate branco ralado, cobrindo toda a superfície do brigadeiro e depois coloque nas forminhas.

* Para fazer a calda de maracujá é simples! Corte  o maracujá ao meio, retire a polpa com uma colher e coe em uma peneira. Pronto!
 
 Ingredientes e modo de fazer o brigadeiro de maracujá para comer de colher em copinhos.
 
- 1 lata de leite condensado
- 1 ½ colher de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de creme de leite sem soro
- 4 colheres de sopa da calda de maracujá*

Em uma tigela alta que possa ir no microondas, misture o leite condensado e o chocolate em pó, e leve por 4 minutos em potência média/alta no microondas. É bom sempre ficar de olho quando se faz brigadeiro no microondas pois ele ferve bastante e pode transbordar. Após 4 minutos, retire a tigela, junte o creme de leite e misture bem. Em copinhos pequenos, coloque o brigadeiro intercalando com a calda de maracujá, fazendo 3 camadas de cada, finalizando com uma última camada de brigadeiro, Para decorar, coloque um pouco da calda com sementes.

Bom fim de semana...

Pequenas coisas me trazem felicidade.


Não resisti a tentação de mostrar aqui no blog minha nova aquisição.
Esta linda, fofa e original jarra para leite!

Irresistível!!!!!


Mais um item para a minha coleção  de coisas lindas e irresistíveis! 

CUPCAKES - a moda do verão.


Adoro o visual destes fofíssimos bolinhos confeitados  Além de lindinhos, são deliciosos. Por serem pequenos, podemos comer mais de um, dois,... Eles são as grandes vedetes deste verão, e por serem fáceis de fazer, fica uma delícia reunir amigos e juntos confeitar. Vale até combinar um concurso. Quem sabe não apareçe algum novo confeiteiro? As mulheres sempre abertas as novidades e motivadas pelo que é bonito, apostam e investem acreditando no sucesso. As crianças adoram e é uma festa quando são convidadas a confeitar. Agora pasmen! Os homens são os melhores confeiteiros!!!!!! Não acredita? Experimente...

Coloco aqui uma lista de utensílios. Acho o máximo uma cozinha bem equipada. Adoro me sentir profissional!  Mas, se não tiver, improvise. Vou confessar: Fiz com poucos recursos apropriados e ficaram deliciosos. Disse: Deliciosos...  Com a prática, vou colocar as fotos dos meus. Agora, ainda não da!

Esta receita é do blog barradoce.

Vamos a cozinha...

 

Como fazer Cupcakes

Além de alguns utensílios básicos, que você pode já ter na sua cozinha, existem outros que são específicos para fazer cupcakes.




Medidores: São essenciais, pois a quantidade de cada ingrediente é importante para que a receitas dêem certo.

Peneira: no caso de alguns ingredientes é bom peneirar antes de acrescentar na massa, para evitar que fiquem pelotas. Na decoração também é usado para confeitar com açúcar de confeiteiro, chocolate em pó ou canela.

Tigelas: É bom ter várias tigelas, já que algumas receitas o preparo é feito em etapas que são misturadas durante o processo.

Espátula ou Pão-Duro: Indispensáveis para misturar os ingredientes complementares na massa e substituem o uso da batedeira no preparo de algumas receitas. Também podem ser usados para fazer e aplicar a cobertura.


Batedeira ou Fouet: Há receitas que pedem o uso da batedeira ou fouet (caso haja paciência e força nos braços), para que os ingredientes básicos sejam misturados, principalmente por causa da manteiga e dos ovos.

Forma de alumínio: Práticas, as formas de alumínio para cupcakes acomodam as forminhas de papel para que a massa asse sem deformações.


Forminhas de papel: Dispensam a necessidade de untar a forma de alumínio e já decoram os cupcakes.



Timer: Auxília no controle do tempo necessário para que os cupcakes assem. Assim você pode se preocupar em fazer mais massa para cupcakes ou coberturas.

Grade: No momento de tirar os cupcakes da forma de alumínio, após estarem assados, a grade é importante para que o cupcake esfrie sem muito contato com a superfície, evitando até que a forminha grude.


Saco de confeiteiro e bicos: O saco de confeiteiro é a ferramenta mais prática para decorar com facilidade, podendo fazer diversos desenhos com o uso dos mais variados bicos, que darão efeito na cobertura.


Ok? Vamos a receita.

Cupcake de Chocolate 

Existem diversas variações e pequenos toques especiais que podem ser dados para dar um pouco mais de personalidade aos cupcakes. Esta aqui é uma receita básica e super fácil de fazer.

one-bowl-chocolate-cupcakes

Para fazer a massa do cupcake, você irá precisar de:
- 150 g de manteiga, em temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- 175 g de farinha de trigo com fermento (se não tiver, use a farinha de trigo normal e acrescente 1 colher de chá de fermento em pó)
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno em 180°C e disponha as forminhas de papel na forma. Bata bem os ovos até ficar claro na batedeira, o que será bem rápido, pois é só para misturar, e depois acrescente todos os outros ingredientes, batendo por mais uns 2 a 3 minutos, deixando a massa clara e fofa. Distribua a massa, que rende para 12 cupcakes, entre as forminhas completando até 2/3 do volume e leve para assar. Após uns 18 a 20 minutos e os cupcakes tiverem crescido e corado, tire do forno e deixe esfriar em grades de confeiteiro. E pronto! Rapidinho assim fica melhor ainda, né?

Recheie, cubra, decore e DEVORE!


 Recheando Cupcakes

Normalmente os cupcakes são sem recheio, mas isso não impede que você deixe eles ainda mais cheios de sabor. As duas técnicas mais comuns de rechear os cupcakes são as seguintes:

 Cortando o cupcake

Corte o centro do cupcake, fazendo um círculo, com a ajuda de uma faca pequena.

cupcake, pre-filling

O macete é inclinar a faca, para que a parte cortada saia no formato de um cone.

cupcake center cone

Com esse cone tirado do cupcake, corte a parte de baixo, para que após seja colocado o recheio, você consiga fechar o espaço com a tampinha do cone.

cupcake with center removed

Coloque o recheio com a ajuda de um saco de confeiteiro e feche com a tampinha retirada.

cupcake, filled

 Recheando com bico de confeiteiro

Essa técnica é um pouco mais fácil e você consegue trabalhar com mais agilidade. Use um saco de confeiteiro com um bico tipo perlé com a abertura de tamanho médio. Coloque o recheio no saco, insira o bico no centro do cupcake e faça pressão para encher de recheio.


Conforme for enchendo de recheio, vá tirando o bico, mantendo a pressão para que o espaço ocupado pelo bico vá se completando de recheio.


Uma alternativa ao saco e bico de confeiteiro é usar a pistola Dessert Decorator da Wilton.



Viu como é fácil?
Reuna os amigos, peça adesões para as coberturas e de asas a imaginação...



Recheie, cubra, decore e DEVORE!


Crédito das imagens: Baking Bites, Evil Shenanigans