segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O poder do Abacate

Quando criança, morei em uma casa grande com um quintal cheio de fruteiras. Tínhamos, coco, mamão, pitanga, manga, goiaba, siriguela, limão e abacate em abundância! Da fazenda, chegavam a nossa despensa estas e outras tantas outras espécies que transformavam a nossa casa em um verdadeiro hortifruti. Minha mãe distribuía entre parentes e a vizinhança. Lá iamos nós pelas nos esgueirando pelas calçadas com medo de sermos vistos pelos amigos com banana, aipim ou outra coisa  qualquer... Dependendo da safra, tínhamos sucos, geléias, sorvetes, doces, compotas, recheios, enfim... Um rápida olhada na copa ou na cozinha  e identficávamos qual a fruta da época!
Gosto demais de fruta e sempre comi despreocupadamente sem pensar em alguma coisa além do prazer que me proporcionavam, até que os anos me levarm ao consultório médico, e de lá sai com uma lista de restrições alimentares. Fui apresentada ao colesterol alto, aos triglicerídeos e algumas prevenções...

Tive grandes revelações e  agradáves surpresas:
O coco tem bastante gordura, banana e fruta do conde muito açucar; fruta em demasia também engorda; limão e laranja são muito saudáveis, e o abacate que eu conhecia desde a infância como o vilão que engordava e era muito gorduroso, foi reabilitado.  Comendo com orientação, ele é um espetáculo!



Tenho o prazer de partilhar aqui o poder do Abacate:


O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma do azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias.
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

Medicina Popular:


- Dor: Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
Diurético: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais.
Uso externo: para tratar cefaléia ou nevralgia, preparam-se as folhas em água quente, que depois de mornas são colocadas sobre a cabeça. O resultado é imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa, várias vezes ao dia. 
Uso interno: em caso de gases intestinais e problemas renais, as folhas podem ser usadas como chá, tomando duas xícaras, duas vezes ao dia. Para tratar irregularidades na menstruação, pode-se usar o chá das flores, uma xícara, duas a quatro vezes ao dia. Em casos de diarréia, disenteria e vermes, usam-se os caroços torrados e moídos numa decocção de duas colheres (café) em uma xícara de água morna, três vezes ao dia.

Rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.

Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.

Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas, os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em poucos dias.

Servido como parte de uma refeição ou lanche com baixo teor de gordura, o abacate contribui com alguns nutrientes importantes. Cento e dez gramas, ou seja, aproximadamente a metade de um abacate médio, fornecem 500mg de potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato; fornece, também, 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

O abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes que já tenham sido cozidos, misturando-o com um molho de massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.

Um dia vou construir um castelo... Fernando Pessoa





"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá a falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas.
Um dia vou construir um castelo..."

(Fernando Pessoa)