Gosto demais de fruta e sempre comi despreocupadamente sem pensar em alguma coisa além do prazer que me proporcionavam, até que os anos me levarm ao consultório médico, e de lá sai com uma lista de restrições alimentares. Fui apresentada ao colesterol alto, aos triglicerídeos e algumas prevenções...
Tive grandes revelações e agradáves surpresas:
O coco tem bastante gordura, banana e fruta do conde muito açucar; fruta em demasia também engorda; limão e laranja são muito saudáveis, e o abacate que eu conhecia desde a infância como o vilão que engordava e era muito gorduroso, foi reabilitado. Comendo com orientação, ele é um espetáculo!
Tenho o prazer de partilhar aqui o poder do Abacate:
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma do azeite de Oliva), vitaminas,  sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. Seu acentuado  valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável  pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias.
Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.
Medicina Popular:
- Dor: Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.
- Diurético: O chá da folha do abacateiro tem  fama de ser diurético e carminativo. É usado para eliminar cálculos  renais e gases intestinais.
- Uso externo: para tratar cefaléia ou nevralgia,  preparam-se as folhas em  água quente, que depois de mornas são  colocadas sobre a cabeça. O  resultado é imediato. O chá também pode ser  usado sob a forma de  compressa, várias vezes ao dia. 
- Uso interno: em caso de gases intestinais e problemas renais, as folhas   podem ser usadas como chá, tomando duas xícaras, duas vezes ao dia.   Para tratar irregularidades na menstruação, pode-se usar o chá das   flores, uma xícara, duas a quatro vezes ao dia. Em casos de diarréia,   disenteria e vermes, usam-se os caroços torrados e moídos numa decocção   de duas colheres (café) em uma xícara de água morna, três vezes ao dia.
Rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos.
Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.
Ao contrário do que ocorre com a maioria das frutas,  os abacates só começam a amadurecer depois de colhidos. A fruta já  desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se  estrague. Uma vez colhido, entretanto, o abacate verde amadurece em  poucos dias.
Servido como parte  de uma refeição ou lanche com baixo teor de gordura, o abacate  contribui com alguns nutrientes importantes. Cento e dez gramas, ou  seja, aproximadamente a metade de um abacate médio, fornecem 500mg de  potássio e mais de um terço da necessidade diária recomendada de folato;  fornece, também, 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de  ferro, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.
O abacate deve ser servido cru – pois ele se  torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a  pratos quentes que já tenham sido cozidos, misturando-o com um molho de  massa condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.

