domingo, 15 de abril de 2012

Detalhes que fazem a diferença.


Uma mesa bonita é fundamental!



                                   Lindas Jarras em Porcelana Italiana


                                            


















Limpando o organismo


Estamos em abril e o calor continua intenso! É muito comum neste período aparecerem com mais frequência viroses, resfriados e problemas intestinais. 
Coloquei em prática desde o começo e 2012 o consumo de frutas com mais variedade.
Escolhi alguns e coloco aqui juntamente com suas propriedades. 
Aproveite!





ABACATE
 
O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá. Bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse.
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.
O período de safra é de fevereiro a agosto.
O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos.
Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola





       
                                                         GOIABA

A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.
Existem, aproximadamente, 2.800 espécies sendo que na América originou-se 130 dessas. Todas as espécies são utilizadas in natura (forma que ativa todos os nutrientes do fruto), na culinária, na preparação de doces, sucos, geléias e outros.
A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso.
Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação, pois se muito madura pode não ativar seus nutrientes. É importante guardar a fruta em temperatura ambiente ou na geladeira em locais menos frios.
A goiabeira se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola






                                                  MAÇÃ

A maçã é o fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, com tronco de casca parda, lisa e copa arredondada que chega a 10 m de altura. A fruta mais cultivada do mundo é originária da Ásia e da Europa. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. As variedades mais cultivadas são: gala, golden delicious e fuji. É considerada a “rainha das frutas européias”.
O período de safra é de janeiro a abril. Seu cultivo exige clima temperado.
O consumo de uma maçã por dia previne e mantém a taxa de colesterol. É eficaz para o emagrecimento, devido à presença de pectina, que atua dificultando a absorção das gorduras e da glicose.
A maçã é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. Combate os radicais livres por conter flavanóides, prevenindo assim o envelhecimento precoce. Colabora com a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas.
Ao comprá-la, observe o aspecto da casca, se a polpa está firme e sem rachaduras.
De sabor suave e fácil digestão, a maçã pode ser consumida de várias formas, in natura, crua, cozida, assada, sob a forma de doces, geléias, compotas, no preparo de bolos, tortas e crepes. A casca pode ser aproveitada para o preparo de chá, servindo como diurético. Quando fermentada, a maçã é utilizada também na elaboração de algumas bebidas alcoólicas.
O Brasil tornou-se um grande produtor de maçãs desde a metade dos anos 70, sendo os principais estados responsáveis por grande quantidade da produção: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola 

 Suco de Maçã

O suco de maçã é famoso pelo seu poder de rejuvenescimento. Além disso, o suco contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. É bom comer maçã, e melhor ainda é tomar suco de maçã.






MELÃO

O melão é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira de origem asiática e africana. Possui características variáveis de acordo com a sua espécie. Sua polpa é carnosa e suculenta contendo grande quantidade de água (cerca de 90%), cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E.
O fruto possui funções calmantes, diuréticas, fortificantes e laxantes, também auxilia no tratamento de gota, obesidade, artrite, colite, prisão de ventre, nefrite, cistite, corrimento das mulheres, afecções renais. É bastante indicado para dias muito quentes, pois repõe a água e os nutrientes perdidos e ainda tem ação refrescante.
Para escolher um melão bom para consumo deve-se atentar para tais características: casca firme de coloração forte, perfume agradável e sementes soltas (agite a fruta). Não é recomendável o consumo da fruta se ela apresentar rachaduras ou perfurações. É importante manusear com cuidado a fruta, pois é bastante sensível, e lavá-la antes de consumir.
Quando o fruto não estiver totalmente maduro, deve ser conservado em temperatura ambiente e quando atingir o ponto de maturidade deve ser encaminhado para o refrigerador, podendo permanecer nesse por até três semanas.
No Brasil, a safra do melão ocorre de dezembro a março e de julho a setembro. A produção do melão é rápida se for mantida em boas condições.
Curiosidade: O melão do tipo cantalupe (tipo americano) tem maior quantidade de vitamina A, C, E e outras do complexo B. O melão mais conhecido  no Brasil é o melão-valenciano (tipo espanhol). 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola 






                                                            
                                                         MAMÃO

O mamão é o fruto do mamoeiro, pertencente à espécie do gênero da Carica papaya.
O termo “mamão” é utilizado para identificar o fruto mais alongado e adocicado. Já o termo “papaia” identifica o fruto mais arredondado. Possuem casca macia, amarela ou esverdeada. A polpa é doce e macia, sua cor varia do amarelo-pálido até o laranja.
É típico de regiões tropicais e subtropicais, é conhecido por papaia no México; passaraiva no Nordeste do Brasil. É encontrado durante o ano todo. Seu tamanho, peso, sabor e cor variam de acordo com a espécie.
O mamão pode ser consumido in natura, sob forma de doces, sucos e saladas. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitaminas A e C. Tem propriedades laxativas e calmantes.
Ao consumi-lo deve-se observar se não há rachaduras, partes escuras e picadas de insetos.
Antes do amadurecimento, o mamão produz a papaína, uma enzima utilizada em medicamentos contra má digestão.
No Brasil são conhecidas mais de 57 variedades de mamão.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola




                                                        MELANCIA

A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão.
O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil. Seu plantio é feito o ano todo nas regiões quentes e de agosto a novembro em regiões onde o clima é mais frio.
Geralmente a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco e compota.
Quando de boa qualidade, a fruta apresenta casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. Conserva-se bem durante uma semana, em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, conserve-a em geladeira, envolvida em plástico ou papel alumínio.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

 

Suco de Melancia

A vantagem de se fazer suco de melancia é que podemos aproveitar a sua casca (a parte verde e branca). Ela é extremamente nutritiva, e contém vitamina A, potássio e zinco. O suco de melancia, por ser muito diurético, fortalece o organismo, limpa os canais urogenitais, rins e bexiga.
As vantagens do suco tornam-se ainda mais admiráveis pelo fato de a casca liberar uma substância que limpa as impurezas do corpo, permitindo maior oxigenação das células. A polpa vermelha e doce proporciona muitos sais minerais e fibras, além de hidratar o organismo.






ABACAXI

O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado.
É conhecido  também como ananás, como é chamado nos países de língua espanhola.
Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.
Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso.
Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.
O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas, se o cheiro está bom e se não existem manchas.
O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro.
O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país.
No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez.
.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


 

Suco de Abacaxi

O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). O suco é rico em vitaminas (A, complexo B e C). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.
Para fazer o suco do abacaxi, lave-o bem, esfregando-o com uma escova e enxágüe com bastante água corrente. Utilize o centro duro e a casca para aproveitar os nutrientes ao máximo.





                                                    
                                                              LIMÃO

  • O limão é um fruto originário do sudoeste do continente asiático.
  • A árvore que produz o limão, o ano todo, chama-se limoeiro.
  • O limoeiro adapta-se facilmente em solos localizados em regiões de climas tropical e temperado.
  • Existem diversas variedades de limão. Algumas possuem a casca lisa, outras enrugadas. Algumas possuem casca verde e outras espécies apresentam-se de casca enrugada e áspera.
  • O limão possui um suco com sabor fortemente cítrico e azedo, pois apresenta uma grande quantidade de ácido cítrico.
  • É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).
  • No Brasil, as variedades mais conhecidas são: limão-tahiti, limão-galego, limão-cravo e limão siciliano.
  • É um fruto com baixo teor de calorias. Cada 100 gramas de limão apresenta apenas 25 calorias.
  • É um fruto muito utilizado para a fabricação de sucos. A raspa da casca de limão é utilizada em diversos pratos da culinária brasileira.
  • A parte interna é composta de pequenas bolsas cheias de suco e caroços.

 

Suco de Limão

O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais. O ideal é tomar meio limão com água em jejum todos os dias, sem adição de açúcar.






                                                           BANANA

As bananeiras são angiospermas pertencentes ao Gênero Musa. De origem asiática, atualmente são cultivadas em diversas regiões do planeta, especialmente em climas tropicais; sendo a banana um dos principais produtos de exportação de nosso país. Sobre isso, vale ressaltar que o Brasil, além de ser o país que mais exporta esse alimento, é também o que mais o consome.
Existem aproximadamente cem variedades de bananas cultivadas em todo o mundo. Algumas dela são: banana-nanica, banana-prata, banana-ouro, banana-maçã e banana-da-terra.
Essas plantas, em sua maioria, são reproduzidas assexuadamente, por meio de propagação vegetativa, a partir do rizoma de plantas adultas. Rizomas são caules subterrâneos de crescimento horizontal, do qual podem emergir folhas. De cada bananeira se origina um cacho de bananas e, após esse evento, uma nova planta começa a se desenvolver.
Diante do exposto, a banana é classificada como fruto partenocárpico, já que se desenvolve a partir do ovário não fecundado. Ela é um alimento muito nutritivo. Rica em sacarose, frutose, glicose, fibras e sais minerais, como cálcio, ferro, sódio, zinco, potássio, magnésio, fósforo, e vitaminas, como a A, B1, B2 e C; possui poucos lipídios, sendo, portanto, de fácil digestão. Atua como calmante intestinal, estimula a produção de serotonina, melhora a circulação sanguínea e pressão arterial, e também previne câimbras. Além disso, sua casca pode ser reaproveitada na preparação de bolos, doces, pães e até bifes empanados e é utilizada na medicina natural para estimular a cicatrização de feridas.
A melhor forma de conservar bananas é deixando-as em local seco e fresco. Para que amadureçam mais rápido, destacá-las do cacho e embrulhá-las em folhas de jornal são medidas infalíveis.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola




CAJU


O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.
Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro.
O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas.
Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores.
A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes.
O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.
A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola 


 

                                                             MANGA


A manga é considerada uma das frutas mais delicadas e a rainha das espécies tropicais, sendo até citada nas escrituras budistas. É uma fruta suculenta, de sabor muito exótico, está presente em diversas regiões do mundo. A manga é fruto da mangueira que se desenvolve em condições de clima subtropical.
Planta originária do Sul da Ásia, atualmente é cultivada em praticamente todos os países de clima tropical e subtropical. A mangueira pode atingir entre 35 e 40 metros de altura. A fruta tem tamanho e formato variado, sua coloração pode variar em amarelo, laranja e vermelho. Quando madura, sua cor tende a ser amarelada, porém pode ocorrer da fruta estar madura, mas com coloração verde. A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades existentes.


Os estados de São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores de manga do país, juntos alcançam cerca de 50% da área plantada e 25% do total da produção, logo em seguida vêm o estado da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A fruta é comercializada tanto no território nacional como também em outros países.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola





                                                           MAMÃO

O mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.
Contém ainda Papaína, em maior quantidade no fruto verde, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
O mamão é eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado. Sua resina leitosa também é usada em calos e verrugas.
Esta fruta está boa para o consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Além disso, deve ter casca firme.
Quando ainda verde, deve ser embrulhado em jornal e guardado em lugar fresco e escuro, não devendo ser riscado com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor.
Pode ser classificado em mamão de polpa vermelha e de polpa amarela, ambos com o mesmo valor nutritivo. Verde ou maduro, com ou sem açúcar, servido ao natural ou combinado com outras frutas, o mamão é sempre muito bom.
O verde, pode substituir facilmente o chuchu e a abobrinha em refogados ou suflês e é muito indicado para o amaciamento de carnes duras (colocar fatias de mamão verde na água de cozimento ou esfregar uma fatia na carne antes de ser assada ou cozida).
O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho.
Cem gramas de mamão maduro fornecem 32 calorias.




                                                           LARANJA

A laranja é riquíssima em vitamina C. Tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.
Contém também quantidades consideráveis de Cálcio, Fósforo e Ferro. O Cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O Fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O Ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.
A vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para que isso não aconteça, e se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observar alguns cuidados como: consumí-la no ponto certo de maturação; só descasque se for consumí-la imediatamente; se for cortar, só use faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).
A laranja corrige a excessiva acidez do organismo; é estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.
Na hora de comprar laranja deve-se dar preferência às mais pesadas, pois são as que apresentam maior quantidade de suco. De uma forma geral ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.
A laranja conserva-se em geladeira de 1 a 2 semanas e o seu período de safra é de março a setembro e janeiro.
Cem gramas de laranja fornecem 42 calorias.
A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa.

Suco de Laranja

O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo que auxiliam na proteção de doenças cardiovasculares. Mas não adianta consumir litros de suco de uma única vez: o ideal é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.
Vale lembrar que o suco de laranja feito na centrífuga é mais benéfico que o produzido pelo espremedor, em função da pele branca da fruta, que contém a maior parte do seu valor alimentício. Esse delicioso suco é rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose natural. Além disso, é conhecido como um potente antioxidante e renovador da energia celular.






                                                             AÇAÍ

O Açaí (Euterpe oleracea) sempre foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas do Brasil e sempre foi considerada uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia. O açaí é tradicionalmente servido em cuias (espécie de tigela redonda indígena), e misturado com tapioca, açúcar e/ou mel. As frutas do açaí são liofilizadas (secadas) e transformadas em pó, sucos e suplementos nutricionais, vez que as propriedades energizantes e antioxidante tornaram o açaí um alimento natural muito popular fora da região da Amazônia e até mesmo da região Norte nos últimos anos.
O açaí é um arbusto perene nativo das floresta tropical Amazônica, com frutas pequenas, redondas, de cor roxa escura, com aparência semelhante a de uvas. No entanto, a semente do açaí é muito grande e ocupa a maior parte da fruta.
O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, entre elas por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotência sexual). O açaí também sempre foi apreciado como um alimento energético e sua polpa era tradicionalmente usada para fazer vinho.
O açaí é um excelente tônico natural que pode ser facilmente incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação para melhorar a disposição e a resistência. No entanto, deve-se sempre comprar açai de fontes confiáveis. Como suplementação, o açai liofilizado é usado para fazer cremes, sorvetes, e sucos, além de muitas vezes ser misturado com outras frutas e alimentos antixiodantes. A fruta fresca é disponível somente em apenas em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, situada na região Norte do Brasil.
O açaí é freqüentemente encontrado em forma de suplemento. É considerado um dos alimentos mais nutritivos disponíveis no mercado, razão pela qual muitas pessoas que o consomem, principalmente em forma de suplemento, alegam ótimos resultados. Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) mostrou que a fruta do açaí tem um enorme potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e até mesmo pode trazer benefícios para o tratamento do câncer, vez que pode enfraquecer ou até mesmo destruir células canceríginas.
O açai inclusive é recomendado para praticantes de atividade física que não querem acumular peso, uma vez que as propriedades naturais estimulantes que estão presentes no açaí muitas vezes é até mais benéfico que a ação estimulante de bebidas como o café e outros remédios industrializados. A fruta do açaí deixará a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada do ponto de vista da fome, o que fará com que queime mais calorias, trabalhe por mais tempo e faça menos esforço, ao mesmo tempo que ajuda no ganho de massa muscular magra. Além disso, o açaí ajuda na eliminação de resíduos pelo corpo. Cumpre esclarecer entretanto que, para uma condição de vida saudável, deve-se levar em conta toda a dieta e prática de exercícios físicos combinados, vez que o açaí sozinho não faz milagre.






                                                            ACEROLA

A acerola é uma fruta nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das Antilhas. É muito conhecida por causa do seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro.
A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super-ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades.
A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais. Nasce de uma árvore chamada aceroleira que se desenvolve em regiões de clima tropical e subtropical. Sua proliferação pode ocorrer através do plantio da semente, por técnicas de enxerto e/ou por estaquia. A aceroleira possui porte médio de aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.





                                                       
                                                         MARACUJÁ

Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. Pertencente à família Passifloraceae, o maracujazeiro é originário da América Tropical e possui mais de 150 espécies. As espécies mais cultivadas são maracujá-amarelo, maracujá-roxo e o maracujá-doce. O maracujá-amarelo representa mais de 95% da produção no Brasil.
O período de colheita do maracujá ocorre de seis a nove meses após o plantio. Pode ser consumido tanto em seu estado natural quanto em doces e sucos.
As propriedades calmantes presentes no maracujá deve-se às substâncias alcalóides e bioflavonóides que atuam deprimindo o sistema nervoso central.
O maracujá possui alto valor nutritivo, como vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais.
Durante a compra é interessar observar os de casca brilhante, lisa e firme.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola




                                                               
                                                            UVA

Originada da Europa e Oriente Médio, a uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado. Registros apontam que o cultivo da uva se iniciou no período Neolítico, na região do Egito e Ásia Menor.
As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.
As uvas podem ser divididas em quatro grupos. Uvas rústicas de mesa, como Niagara Branca, Niagara Rosada, Isabel e Concord, possuem um ciclo de cultivo de 135 a 155 dias. Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente. Existem também as uvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos.
Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para se fazer sucos e geléia. A fabricação do vinho se iniciou desde 6000 a.C. No Brasil, o cultivo da uva começou em 1535 na Capitania de São Vicente, tendo grande impulso com a imigração italiana nos Estados de São Paulo e da região sul. Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. 

Suco de uva

O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula os batimentos cardíacos. Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso. Se o suco de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão.



Restaurantes Exóticos

Atualmente, os restaurantes representam mais do que uma simples opção para alimentação, representam, ora sofisticação ou atitude descolada, luxo ou simplicidade, slow ou fast. Não importa! Restaurante traduz estilo.
Os empreendedores necessitam encontrar seu diferencial para manter-se no mercado. Por isso, os restaurantes exóticos são a aposta do momento, contam com decoração inusitada, espaços com arquitetura moderna e arrojada, cardápio que contrasta do exótico ao bizarro. São tantas opções!
Vale uma reflexão: até que ponto a decoração criativa consegue superar a qualidade no atendimento?



                                              Dinner in the Sky - França


                                                Naha Harbor Dine - Japão




                                                  'S Baggers - Alemanha



                                                 
                               Laino Snow Village Ice Restaurant - Finlândia


Boeing 747 Coreia do Sul



Le Refuge des Fondues - Paris





                                                         Modern Toilet - Taiwan



                                                      Opaque Los Angeles



                                                 Hospitalis Letônia




                                                   Nyotáimori Japão

Tilápia com Caju e Jerimum




Esta receita é boa demais!

Faça seguindo a receita que nao tem erro. Simples e especial...

Ingredientes
- 2 filés de tilápia com 360g cada;
- 4 camarões médios (ingrediente opcional);
- 1 cebola média picada;
- 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos;
- 1 pimentão amarelo pequeno cortado em cubos;
- 1 tomate médio cortado em cubos;
- 1 dente de alho grande picado;
- 1 caju cortado em cubos;
- Meio jerimum;
- 100 ml de leite de coco fresco;
- Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer
O primeiro passo é esquentar o azeite e refogar o alho até dourar. Em seguida, acrescente a cebola e os pimentões vermelho e amarelo. Depois de refogar, adicione o tomate e o caju, seguidos do leite de coco. Adicione sal e pimenta do reino a gosto, mecha levemente por alguns segundos e retire o molho do fogo.
O próximo passo é cozinhar os camarões e o jerimum. Ambos devem ser cozidos no vapor e em recipientes diferentes. Os camarões devem ficar apenas três minutos. Já o jerimum, 15 minutos.
Enquanto o jerimum está em cozimento, os filés de peixe devem ser grelhados com manteiga ou azeite, a escolha fica a gosto de quem vai saborear o prato. Os filés também recebem sal a gosto.
 Montagem do prato:
 Primeiro, um pouco do molho deve ser usado para forrar o jerimum cozido. Em seguida, os filés devem ser postos dentro do jerimum cortado ao meio e cobertos pelo que sobrou do molho. Use os camarões para decorar o prato e sirva.
 Arroz branco refogado com alho e salsinha pode ser servido como acompanhamento do prato.


Sirva acompanhado com caipirinha se o almoço for informal, e com vinho branco se for para o jantar.