sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Bolo de Rolo Pernambucano




Estamos tão preocupados aqui no sudeste em ser diferentes, em copiar a culinária francesa, em ser chiques, que ignoramos o que temos de melhor aqui no Brasil.
Tenho grandes e agradáveis lembranças da minha família (somos sete irmãos), em volta da mesa, repleta de quitutes nordestinos maravilhosos, em reuniões memoráveis! Com certeza estas são as melhores recordações das reuniões familiares. Uma mesa nordestina preparada para receber familiares , amigos ou turistas é a imagem mais perfeita da hospitalidade brasileira. 
A minha família sempre apreciou e tínhamos o Bolo de Rolo constantemente presente em nossa mesa, mas em nossa família não temos tradição no feitio. Deixo aqui a receita. Eu não me aventuro a fazer. Lembro do tumulto que ficava a cozinha e das horas de trabalho que a minha mãe dedicava. Sou prática! Quando vou a Pernambuco aproveito para trazer mais de um bolo. Divido em pedaços generosos, e congelo.
 Mato a saudade comendo uma fatia bem fininha com uma bela xícara de café com leite.



Patrimônio Cultural e Imaterial
A importância do doce é tanta no Pernambuco que a receita tradicional é considerada um patrimônio cultural e imaterial do Estado, lembra Tânia Bastos, chef e professora do curso de gastronomia do Senac local. Ela explica que a quantidade de recheio pode influenciar na montagem da delícia.

- É necessário dosar a quantidade que será utilizada na receita. Como a massa é bem fininha, quanto mais recheio levar, mais difícil vai ser para enrolar. Vale tomar cuidado com doces muito resistentes ou muito molhados. O mais indicado é conseguir uma textura cremosa, para não arrebentar a massa.

Segundo Ana, outra diferença básica é que, enquanto algumas receitas de bolo-de-rolo trazem leite, o verdadeiro rocambole doce nunca leva esse ingrediente.

- Para obter um melhor resultado no feitio, é necessária atenção especial à temperatura do forno. A massa deverá ser assada a 180ºC. Assim que estiver pronta, deve ser imediatamente removida do forno. Isso facilita que não resseque e possa ser “enrolada” sem dificuldade com a goiabada.
Aprenda a fazer um doce cheio de histórias:




Ingredientes
250 g de açúcar
250 g de manteiga sem sal
5 ovos
250 g de farinha de trigo
½ lata de goiabada derretida em um pouco de água

Modo de preparo
Bata o açúcar e a manteiga. Depois, junte as gemas - uma de cada vez - e acrescente as claras batidas em neve. Em seguida, despeje a farinha de trigo (peneirada) e misture tudo delicadamente.

Divida, então, a massa em duas metades. Asse uma das partes em uma assadeira quadrada e bem rasa untada com manteiga e trigo em forno preaquecido (180ºC). Quando o bolo estiver dourado, desligue o forno. Não espere esfriar para tirá-lo da forma. Use uma toalha polvilhada com açúcar refinado como apoio.

Em seguida, passe a goiabada derretida sobre a superfície do bolo, enrolando-o rapidamente, mas com muita delicadeza. Cuide para que fique bem firme.

Repita o mesmo processo com a segunda parte da massa. Depois de montado, polvilhe com açúcar. Pronto, você terá dois lindos bolos de rolo.

Pesquisa: Segredos de Cozinha