terça-feira, 29 de março de 2011

Gentileza gera gentileza


Ando observando que a boa educação está nos abandonando.
Vivemos uma avassaladora crise de convivência. A sociedade está violenta, fútil e mesquinha. Motivos  banais são causas de tragédias e mortes. As agressões são gratuitas e desnecessárias. O linguajar vulgar, grosseiro e hostil está em todos os ambientes. O palavrão propaga-se e banaliza-se. Virou adjetivo.
É a violência pela violência, seja verbal, física ou moral. Valores como dignidade, respeito, justiça e ética, desapareceram. A Família, a escola e a religião não estão funcionando. A família terceirizando o seu papel, a escola despreparada derrapa feio e a religião se pulverizando. Nenhum está cumprindo o seu  papel.
  Outro dia  em uma livraria em Ipanema, fomos obrigados a ouvir uma conversa ao celular de uma jovem, aparentemente bem sucedida. Chamou atenção a falta de pudor. Em voz alta ao celular descrevia em detalhes uma tórrida noite. Não estivemos nós, os ouvintes, no quarto, mas, conseguimos acompanhar toda a anatomia e prazeres do casal. Vulgar, desnecessário e constrangedor.
No restaurante somos obrigados a conviver com crianças correndo, gritando enquanto os pais aos berros conversam sem controle dos filhos. Vagas para deficientes e idosos não são respeitadas. No aeroporto as prioridades no embarque são completamente ignoradas; as calçadas são usadas como estacionamento onde também fezes de animais são "esquecidas"; nas  escolas o caos impera no embarque e desembarque de crianças; no cinema o celular continua tocando; o lixo largado nas ruas e nas praias aumentando; a  falta de respeito as leis de trânsito ameaçando os pedestres, os motoristas de táxi e ônibus avançando os sinais; a falta de tolerância dos consumidores e dos antendentes e vice-versa; a cegueira nos lugares públicos para não ceder lugares as prioridades, o respeito às filas, aos idosos, enfim... Vou parar por aqui. A lista é enorme. Onde foram parar os valores, o respeito e a cidadania?

Respeito, igualdade e parceria ajudam a obter vantagens de forma genuína.

                     O Respeito deve ser o princípio em qualquer situação.
                            

Vamos fazer exercer nosso dever como cidadão e cobrar para que sejamos tratados como tal.