quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sobre a Turquia





Tenho vários familiares e amigos que viajam para a Turquia e voltam maravilhados. Curiosa foi pesquisar e descobri costumes diferentes dos nossos e bastante curiosos.
Vou postar alguns e prometo que volatrei ao assunto com fotos e observações de uma prima que voltou recentemente e adorou.

Casamento no Turquia
A Turquia é um país secular, isso significa que a religião e o estado são separados. O que é válido para a religião pode não ser válido para o estado. O casamento é um dos pontos em que religião e estado pensam de um modo diferente. A religião muçulmana aceita que um homem se case com mais de uma mulher. O código civil turco não aceita isto, um homem só pode se casar com uma mulher.
Um homem Turco pode se casar com mais de uma mulher na religião muçulmana. Ele deve dar a todas as suas mulheres o mesmo estilo de vida e atenção. Mas um homem Turco não pode se casar com mais de uma mulher legalmente.
A maioria dos homens Turcos está casado com apenas uma mulher. Há casos em que um homem vive com mais de uma esposa, mas isto não é muito comum. Desde a fundação da república Turca por Ataturk o codigo civil foi mudado e aceito pela população.
Se um homem quiser se casar com uma mulher, ambos têm que preparar seus documentos, esperar que sejam aprovados e então esperar pelo dia do casamento. Estrangeiros podem se casar na Turquia com um turco ou turca e também podem adquirir a cidadania turca se eles quiserem e aceitarem.
Os Turcos preferem se casar no verão, primavera ou outono, mas quase nunca no inverno. O casamento civil é feito em varios lugares da cidade. Nesses "cartorios de casamento" a cada 15 minutos há um matrimônio. Estes lugares são geralmente grandes e situados em bairros centrais da cidade. Normalmente há um grande salão com muitas cadeiras para os convidados se sentarem. No palco ha uma mesa com 5 cadeiras. A noiva e noivo sentam-se juntos em um canto, duas testemunhas em outro e o juiz na outra ponta. Assim estas 5 pessoas serão vistas no palco por todos.
Moedas de Ouro Turca
Moedas de Ouro Turca
A noiva normalmente usa um vestido de noiva branco tradicional ocidental e o noivo normalmente usa um terno. As testemunhas e os convidados estão também bem vestidos para a ocasião. A cerimônia é muito simples: o juiz pergunta a noiva e ao noivo os seus nomes, data de nascimento, local de nascimento e o nome dos pais, depois disso pergunta aos noivos se eles aceitam se casar. Depois do tão esperado "sim" há normalmente muito aplauso da plateia. Assim a cerimônia chega ao fim, o casal casado sai do salão e o próximo casal que se casará chega... é incrível quantos casamentos são feitos por dia em alguns bairros de Istambul. Normalmente os fins de semana são os dias mais requisitados para se casar.
A noiva e noivo vão então para um outro salão para receber os cumprimentos da família e convidados. A família normalmente dá como presentes aos noivos: ouro, jóias em ouro e dinheiro. Moedas de ouro com um pequeno laço vermelho são colocadas com um alfinete no vestido da noiva. Dinheiro também é colocado no noivo e na noiva com um alfinete. Ao término dos cumprimentos a noiva estará coberta com ouro, jóias e dinheiro. A quantidade de ouro e dinheiro ganho dependerá da condição de cada familia. A noiva carrega normalmente uma pequena bolsa onde ela guarda o ouro, joias e dinheiro que recebeu.
Depois dos cumprimentos normalmente ha uma festa onde as pessoas desfrutarão de boa comida e música. A lua de mel também é um evento comum na Turquia onde a noiva e o noivo viajam a um lugar bonito para celebrar o matrimônio.

Tradicao turca: As noivas turcas tem a tradicao de escrever o nome das amigas solteiras na sola do sapato, de forma que no fim da noite, o nome que estver mais apagado sera a proxima a se casar.
 
Quando uma criança nasce ou faz a circucisão é costume de amigos e familiares de presentearem a criança com uma moeda de ouro com um laço vermelho.
Em vilarejos geralmente há um café publico. Neste café você verá somente homens sentados bebendo chá ou café, fumando e conversando. A permanência das mulheres não é proibida neste tipo de cafés, as mulheres também se reúnem em suas casas para tomar chá e colocar as fofocas em dia !

Um turco típico bebe aproximadamente cerca de 10 chicaras de vidro de chá negro por dia. O chá é a bebida mais popular da Turquia.
Se você estiver na Turquia no dia 10 de novembro as 9:05 da manhã verá algo muito interessante. Quase toda a população faz um minuto de silencio. É interessante ver uma metrópole como Istambul em um centro onde circulam milhões de pessoas e carros parados por um minuto. Seria como parar um filme. Este ato é em memoria da morte do fundador da republica Turca Mustafa Kemal Ataturk. Alguns relógios em alguns museus estão parados as 9:05, isto também é em respeito a Ataturk.

Os turcos são muito supersticiosos !o uso de um protetor contra mal olhado em crianças recém nascidas e pequenas é muito comum. Geralmente a família dependura na criança um objeto que se chama em turco "nazar boncuk"que é um olhinho azul. O objeto pode ser de ouro dependendo da riqueza da família.







O "nazar boncuk" pode também ser colocado na porta da casa (a pessoa já entra e vê que a casa está protegida), fora da casa, no escritório, no carro, pode ser também usado em forma de jóia ou bijoteria. O "nazar boncuk" tem a forma original do olho azul e pode ser também representado em uma pulseira ou em um brinco por uma pedra azul.



Ao se cumprimentar os homens turcos se beijam nas faces. Isso é um ato muito normal de se ver na Turquia. Homem beija homem, mulher beija mulher e mulher beija homem nas duas face do rosto. Mulheres mais religiosas não beijam homens nas faces

Existe um ritual quando uma pessoa mais nova cumprimenta uma pessoa mais velha da mesma família ou uma pessoa mais chegada. A pessoa mais velha estende a mão e a pessoa mais nova beija o dorso da mão e depois a eleva em direção a sua testa. Isso é sinal de respeito aos mais velhos.

As famílias turcas gostam muito de oferecer alguma coisa ao visitante, seja um almoço, jantar ou um chá. Se você for convidado para ir visitar uma família turca, vá de estomago vazio ! Geralmente a mulher da casa cozinhará o dia inteiro pratos deliciosos e lhe oferecerá um banquete . Prove de tudo um pouquinho pois se você rejeitar alguma coisa é sinal que desaprecia

Choque cultural turco para estrangeiros que vem passear ou morar na Turquia:
Ao andar na rua você vê dois homens caminhando de maõs dadas ou abraçados. Depois eles param e se encontram com um outro homem e se cumprimentam dando dois beijos um em cada face. Estes homens não são homossexuais. Amigos andam pela rua de mãos dadas ou abraçados. É muito comum em toda a Turquia. O cumprimento com beijos também é comum entre os homens !

Ao alugar um carro na Turquia, muito cuidado ao dirigir. Ao atravessar a rua os pedestres não se importam se esta passando carro ou não. Os motoristas tem que ter muito cuidado com os pedestres. Em bairros mais movimentados de Istambul a situação é caotica. As famosas "travessias de pedestres" não funcionam na Turquia.

Não se assuste se acordar com um auto falante no meio da noite. As chamadas para a oração são 5 vezes ao dia e uma delas é ao nascer do sol !

A moeda na Turquia é chamada "Lira Turca" e atualmente possui muitos zeros... uma coca-cola em uma vendinha custa um milhão de liras turcas... ja uma casa alguns trilhões de liras turcas... somos todos milionários !!

Em bairros mais religiosos você poderá ver mulheres vestidas todas de negro. Em Istambul você verá também mulheres com lenços coloridos na cabeça e as mais modernas que se vestem como as Europeias. A roupa faz parte da religiosidade das mulheres, portanto quanto mais religiosa, mais rigorosa a vestimenta da mulher. No homem já não se nota tanto a religiosidade pela roupa. Porém você poderá ver um homem que lhe pareça totalmente normal, mas este homem pode ser religioso. Se o homem tiver barba ou estiver usando uma boina ( branca) ou um turbante ( branco, verde ou preto) isso significa que ele é religioso. Ao visitar mesquitas não use roupas muito decotadas. Em algumas mesquitas são dados uma especie de cangas para as mulheres cobrirem as pernas (caso usem um short) e os braços (caso estejam com uma blusa sem manga) e também aos homens para se taparem caso estejam com short.

Existe um transporte de micro-ônibus na Turquia que se chama "dolmus". Eles param em qualquer ponto para deixar ou pegar pedestres. Você paga somente o preço da passagem de onde você pegou o dolmus até o seu destino. Os preços variam para cada pessoa, dependendo de onde ela entrou. O próprio motorista faz a cobrança. Ao sentar nestes dolmus, fique geralmente no último assento se não terá de repassar o dinheiro vindo dos bancos de trás e repetir ao motorista o destino dos outros passageiros.

Camelôs são comuns na Turquia. Como no Brasil eles vendem produtos baratos. Algumas vezes pode-se ver alguns camelôs correndo da policia, neste caso eles não tem autorização para a venda na rua. A autorização é dada pela prefeitura se requisitada.

Turcos adoram fazer piquenique. Eu diria que é um "esporte" nacional. Nos fins de semana se pode ver familias inteiras nos parques e praças. Eles trazem tudo de necessário desde um tapete ou pano para forrar o chão até churrasqueira e fogareiro para o chá.

Tudo isso pode ser motivo de gripe para muitos Turcos: tomar um vento (ficar perto de uma janela aberta com vento), sair na rua depois de tomar banho e lavado a cabeça com os cabelos molhados (mesmo no verão! no inverno acho que nenhum louco iria para rua com os cabelos molhados a zero graus ...), andar descalço ( em casa pisando na cerâmica ou mesmo na madeira), suar e depois tomar um vento ...

Crenças populares Turca: não se deve comer peixe com iogurte... você pode se envenenar... seria equivalente ao conto do leite com manga do Brasil...

Outra crença popular turca: não se deve dar uma faca diretamente a uma outra pessoa. Coloca-se a faca sobre a mesa e a outra pessoa pega a faca. Se por um acaso a pessoa esquecer e der diretamente a faca para a outra pessoa, a pessoa que receber a faca deve cuspir na faca. Nesta crença a "cuspida na faca" faz com que as pessoas envolvidas no caso não briguem entre si.

Os restaurantes geralmente expõem as comidas. Isso facilita a vida dos estrangeiros na hora da escolha do prato ! As comidas geralmente são condimentadas, com muitas verduras e pouca carne. Come-se muitas frutas e doces na Turquia.


Por enquanto é só! Eu vou , mas, voltareoi com mais curiosidades.

ESPAGUETE A CARBONARA


Carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que usada na sua preparação.


A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. O toucinho mais utilizado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos, no nosso caso o famoso bacon. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem à massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

Receita


Macarrão a Carbonara


Ingredientes

. 300g de macarrão – De preferência spagetthi ou talharim. Fusili também pode ser uma boa, mas não se aventure com Penne ou outros formatos feitos de pedaços grandes.
. 150g Bacon ou Pancetta – Bacon é o uso peão padrão, mas não seja descuidado, escolha um bacon mais carnudo.
. 2 Ovos.
. 100g de Queijo Parmesão ou Pecorino ralado – Pecorino é tido como o “verdadeiro”, mas isso é uma bobagem. Use o de sua preferência ou o que estiver disponível, ou mesmo misture. Recomendo comprar em pedaço e ralar em casa, para manter o frescor.
. 3 dentes de alho
. 1 xícara de vinho branco

Modo de Preparo
Esquente a água para o macarrão e pique o alho e o bacon (tiras ou cubos).
Sem adicionar óleo na panela, frite o bacon, mas não deixe torrar (apenas doure) ele deve ficar suculento.A gordura do bacon faz tudo. Se preferir, coloque apenas um pouco de azeite (nota do HnC – Realça o sabor do porco) e antes que o bacon chegue ao ponto, acrescente o alho.
Assim que o cheiro do alho “subir”, acrescente o vinho e deixe evaporar. Em seguida retire o alho e o bacon (sem o suco/gordura) e coloque em um papel absorvente. Reserve.
Cozinhe o macarrão seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto o macarrão estiver cozinhando quebre os ovos e coloque em uma tigela ou refratário. Acrescente o queijo e misture tudo.
Ao fim do cozimento, escorra bem o macarrão e jogue-o na tigela com os ovos e queijo. É importantíssimo não jogar água fria no macarrão e jogá-lo direto na tigela. Misture bem para que o molho se distribua homogeneamente e não empelote.
Acrescente o bacon e o alho e pronto.

Receita do Fernando Mafra

Fácil de fazer e delicioso!