sexta-feira, 20 de maio de 2011

Todo dia é dia de pizza ...

Que friozinho tem feito hein??
Perfeito para comer uma pizza especial  feita em casa, acompanhada com um bom vinho, com amigos e deixar a imaginação fluir...  Pode começar com a  receita básica de  mussarela. Acrescente umas fatias de tomate e já temos uma Margherita. Gostou? Vá acrescentando ingredientes de sua preferência e logo teremos mais um Pizzaiolo.
 
 Shutterstock

Antes de irmos para a cozinha, vamos conhecer um pouco da História da Pizza que tem início há pelo menos seis mil anos atrás, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.



Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de rechear seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos distintos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.
No começo da sua trajetória cultural, a pizza contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva, comuns neste prato em seu formato convencional. Os italianos levaram a fama por adicionar o uso do tomate – recém-chegado da América pelas mãos dos espanhóis -, que se tornaria essencial na confecção desta iguaria. Restava à pizza conquistar seu formato definitivo, pois ainda era produzida como o atual calzone e o sanduíche, ou seja, dobrada ao meio.
Antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão ‘picea’, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.
Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.
A nova receita da pizza, em seu formato redondo, alcançou tamanha fama mundial que propiciou o nascimento da primeira pizzaria conhecida, a Port’Alba, ‘point’ onde artistas célebres, como o escritor Alexandre Dumas, se encontravam neste período.
A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho

Fazer uma pizza em casa não é uma missão tão fácil. Mas o sabor de ter um prato tão gostoso feito pelas suas mãos é inexplicável.
Casa e Jardim
 
O segredo da boa Pizza está na massa– nada de ficar sovando, e na qualidade dos produtos a serem usados.


Receita Italiana:

- 500 g farinha de trigo de preferência tipo OO,
- sal (1 a 1 ½ colher de café),
- 30 g de fermento fresco ou 1 sachê de fermento biológico seco,
- 1 colher (sopa) de açúcar,
- 4 a 6 colheres (sopa) óleo,
- 2 xíc. de leite morno ou de água ou de uma mistura de  leite e água.

Modo de Fazer:

Misture o leite morno (1 xíc.) com o açúcar e o fermento até que borbulhe, mais ou menos 5 minutos. Disponha o trigo em uma tijela ou em uma superfície de granito (mármore, vidro ou inox) de forma que fique como uma montanha, adicione o sal e faça uma cova. Despeje o óleo e aos poucos vá agregando a outra xícara de leite, até que forme uma bola. Pode ser que não seja necessário usar toda a quantidade de leite.
 A dica é só misturar os ingredientes com as mãos, delicadamente, sem sovar.
Faça uma bola com a massa pronta, cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora.
 Abra a massa bem fininha em uma superfície enfarinhada (pouca farinha) com um rolo de macarrão.
Rende cerca de 5 pizzas médias.
Monte as pizzas na hora de assar, senão o molho irá penetrar na massa e ficará mole.


Molho de Tomate:

3 latas de tomates pelados italianos (400g cada uma)
1 pitada de orégano
1 pitada de sal

Abra as latas e deposite o conteúdo numa vasilha. Acrescente o orégano e o sal e amasse com as mãos até ficar como uma pasta, sem pedaços maiores de tomate.


Montagem básica para a Pizza de Mussarela:

Coloque o disco da massa em uma assadeira de preferência com teflon, e cubra com o molho de tomate. Acrescente por cima o queijo mussarela ralado. Tempere com orégano e azeite. 
Com esta base vá acrescentando à gosto os ingredientes que desejar.

Sugestões básicas:
. Margherita -molho, muzzarela ralada, alho fatiado salteado ligeiramente no azeite quente para retirar o amargo, rodelas de tomate e folhas de manjericão.
. Lombinho canadense -molho, muzzarela ralada, fatias de lombinho canadense, azeitonas pretas e cebolas em rodelas.

Opções especiais:

Queijo de cabra com figo fresco fatiado e regado com um fio de mel; queijo burrata, presunto de parma, tomate cereja e manjericão; mussarela de búfala, rúcula e tomate seco; mussarela de búfala, tomate caqui, cebola, parmesão e manjericão; mussarela, filés de aliche, alcaparras e azeitonas
.
Opção light:  Ricota, tomate cereja, ervas e manjericão.

Opções para pizzas doces que mesclam ingredientes e oferecem um sabor diferenciado:

Mussarela, brie, mel, tiras de damasco e amêndoas; fondue de chocolate com amêndoas e sorvete de creme e a chocolate com morango.

Esta receita de massa é Italiana e deliciosa. Experimentei na casa de um amigo, que pequisou na internet. Existem muitos tipos de feitura. começe com esta ou outra que tiver de família ou de alguém de sua confiança. Daqui a pouco, com a experiência, você vai achar a massa especial. Alguns acham que sovar é melhor, outros que se não for assada em forno a lenha não faz sentido, enfim, use o que estiver ao seu alcançe e posses. Começe assim e aos poucos, tomando gosto, vá sofisticando. Pode ser que a primeira vez não seja tão fácil, mas, tudo é uma questão de prática. Não desista logo. Continue tentando.
Não esqueça de comprar sempre o melhor azeite e mussarela que puder.

Boa sorte e bom fim de semana!!!!!!!!!!