sábado, 26 de fevereiro de 2011

Voltando a CADEG em grande estilo!

Sábado de muito calor, sol a pino e lá fomos nós para a CADEG comer no Barsa. Convidamos amigos que ao mencionarmos o destino, desistiram na hora. Confesso que eu mesma estava bastante reticente com o calor, mas, não tive argumentos para vencer o encanto que a central exerce sobre o meu marido S. Convidamos minha sogra e juntamente com a minha filha partimos. Não passou pela cabeça de nenhum de nós que no Bistrô não houvesse ar refrigerado. Entusiasmados com a oportunidade de comprar vinhos, azeites, frutas e plantas, partimos para Benfica. Conseguimos vaga no estacionamento onde o calor era quase insuportável, e seguimos para o restaurante.


O Barsa fica em um dos corredores da CADEG onde as mesas de madeira são colocadas. Neste momento percebemos que não havia ar refrigerado...
Pensamos em desistir e voltar para casa, no refúgio do ar, mas ao sentirmos o aroma dos pratos servidos e a insistência do S. para olharmos o cardápio prevaleceram. Sentamos e fomos fisgados pela gula. Pedimos de entrada uma porção de brusquetas de funghi secchi, salaminho e tomate seco. As melhores que comi até hoje e iniciamos a escolha do prato principal.
As opções são maravilhosas o que torna a escolha quase impossível. Eliminamos a feijoada achando que assim facilitaria nossa escolha e seguimos escolhendo... Lombo de bacalhau frito no azeite com alho dourado acompanhado de batata, couve e cebolas cozidas; Caçarola de coelho ao Borgnon com  cogumelos frescos; Picanha aromatizada com ervas e mostarda acompanhado de chutney caseiro,farofa e ovos com banana; Galinha ao molho pardo com arroz branco e angu mineiro. Queríamos experimentar tudo! Olhamos em volta e vimos que apesar do calor intenso várias mesas tomavam vinho acompanhando o bacalhau ou comiam feijoada, que por sinal estava belíssima ! Passados os primeiros calorentos minutos, sentimos que os três climatizadores no ambiente nos dariam algum alívio, mas mantivemos a opinião que tomar vinho seria demais.
Optamos pela paleta de cordeiro assado ao vinho do porto com ervas frescas, para três pessoas. Os pratos são muito bem servidos. Nós quatro comemos muito bem e ainda sobrou. A comida é maravilhosa.
Apesar de estar satisfeita com a paleta, quis comer sobremesa. Escolhi o doce de abóbora da D Mena acompanhado de queijo minas. Excelente e também muito farto. Comemos muito e bem e a conta foi justa! Aliás justíssima. Vale a pena sair da Barra da Tijuca, atravessar a cidade para comer no Barsa.
Saímos da mesa e fomos visitar O Costelão, restaurante que estava sendo inaugurado ao lado. Interessante a proposta da casa. Grelhados com acompanhamentos variados.
A simplicidade da CADEG, a fartura dos pratos, a exuberância e o colorido das frutas, legumes, verduras e o aroma caractéristico, nos levou a andar pelo local. Compramos vinhos e azeite, mas o calor nos venceu!
Vamos voltar lá sempre, mas, com certeza, quando o calor diminuir!








Paleta de Cordeiro assado ao Vinho do Porto com Ervas Finas, cebola roxa e batatas carameladas no próprio molho.
Porção para 3 pessoas.


Mix de arroz integral e cereais acompanham a Paleta.
Deliciosa e terna!


Doce de abóbora com queijo minas.
Porção para uma pessoa.