sexta-feira, 10 de junho de 2011

Chá com frio, frio com chá...

Este tempinho frio é uma delícia e um convite para uma reunião em volta da mesa para conversar, aquecer nossa alma e nossos corações tomando uma bebida quentinha.
 Fui com uma amiga tomar chá no final da tarde em um Bistrô. Pedimos chá. Conversa vai, conversa vem, percebemos que o salão esvaziou duas vezes e nós continuávamos sentadas com nossas xícaras sempre cheias e quentinhas. Cheguei em casa decidida a postar aqui uma serie de sugestões para aquecer nossas tardes frias em companhia de  amigos, e colocar a conversa em dia.
Farei a primeira postagem com sugestões para servir o chá. Outras virão. 
Antes, vamos conhecer um pouco sobre a origem do chá.

HISTÓRIA DA ORIGEM DO CHÁ

Existem muitas lendas e mitos no que diz respeito à origem do chá.

A mais conhecida conta que a sua origem remonta desde há 5000 anos na China, quando do reinado do Imperador Sheng Nong, um governante justo e competente, amante das artes e da ciência e conhecido como o Curandeiro Divino. O Imperador, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.
Certo dia, quando o governador chinês passeava pelos seus jardins, pediu aos seus empregados que lhe fervessem água, enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, induzindo o seu gosto ao seu povo.
Como cada lenda ou mito costuma ter sempre alguma parte de verdade, esta não é excessão.
É sabido que a origem do chá remonta ao período imediatamente antes da ascensão da Dinastia T'ang ao poder, entre os anos 618 e 906. Esta Dinastia assistiu à difusão de uma bebida feita pelos monges budistas. Esta bebida, vinda dos Himalaias, era proveniente do arbusto do chá, de nome científico Camellia Sinensis, que crescia em estado selvagem nesta cordilheira asiática.
Segundo os relatos do monge budista japonês Ennin, durante uma viagem ao Império do Meio, por volta do século IX, o chá já fazia parte dos hábitos dos chineses. Na mesma época, um monge budista chinês, de nome Lu Yu, escreveu o primeiro grande livro sobre chá, chamado Ch'a Ching, onde são descritos os métodos de cultivo e preparação usados no Império.
Foi então que o chá começou a avançar para o Ocidente, através da Ásia Central e da Rússia. No entanto, só quando os portugueses chegaram ao Oriente, nos finais do século XV, é que se começou a conhecer verdadeiramente o chá.
Nesta época, as naus portuguesas traziam carregamentos de chá até ao porto de Lisboa, ponto de onde, a maioria da carga, era depois reexportada para a Holanda e a França. Portugal rapidamente perdeu o monopólio deste comércio, apesar de ter sido um sacerdote jesuíta português o primeiro europeu a escrever sobre o chá. No século XVII, a frota dos holandeses estava muito poderosa, dando-lhes vantagem.

O chá pode ser definido pela sua cor (Preto, Verde, Vermelho, Branco...), pelos seus nomes exóticos (Oolong, Darjeeling, Ceilão...), e pelos seus aromas florais (Camélia, Rosa, Jasmim...).

Para além disto, tem propriedades medicinais, combatendo a formação de células cancerígenas, inflamações, o envelhecimento...


O chá pode ser bebido em qualquer copo ou xícara, mas, o prazer de usar uma bela louça, bandeja ou mesa bem arrumada, favoreçe o paladar e afaga o ego. Afinal de contas, nós somos aquilo que fazemos por nós mesmas. Nos proporcinar momentos de prazer e conforto, favoreçe nossa auto estima.
Deixo aqui algumas sugestões. Antes de sair por ai comprando, verifique o que tem e complemente.


Bule para chá Le Creuset.
Francês.

 Bule em porcelana branca com prata.

 Bule antigo de ágata. Pintado a mão.



Bule Vintage em aço escovado e madeira.

Bule em  Porcela Chinesa, antigo.


Bule clássico em Porcela branca Limoges.

 Bule em Porcelana Inglesa Windsor

Bule artesanal do ceramista Rui Gassen.
 Moderno bule em porcelana dourado. Detalhe do ursinho na tampa.
                                                  Um mimo!



Bule em Porcelana Inglesa J. Broadhurst.




Bule para chá em prata Cristofle.


Bule com design Alemão.

Xicara para chá em Aço Escovado



Xicara para chá em porcelana francesa.

 
Xícara para chá em porcelana.
 Noritake


 Conjunto de Leiteira, açucareiro e caneca com infusor, em porcelana chinesa  moderna, com delicada estampa floral.


 Conjunto de bule, leiteira e açucareiro em porcelana branca com detalhes em  metal.
Moderno.





Xícaras para chá em porcelana Chinesa.
                                                                 


                                                                       Xícara para chá.
 Design Alemão

Xícara para chá, com colher.
Porcelana Branca



Canecas antigas chinesas em porcelana.

 Caneca  em porcelana com estampa floral azul estilo, Inglês.

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, sendo bebidas dois milhões de xícaras de chá todos os dias.

Se for receber amigos, sirva pelo menos dois tipos de chá: um tradicional que todas as pessoas apreciam (camomila, chá preto ou chá verde) e um chá diferente para animar o paladar e desafiar as provas (pode ser um chá de fruta, de baunilha ou de caramelo, por exemplo). Pode preparar o chá previamente e servir cada um no seu respectivo bule ou então ferver a água, colocá-la em bules e deixar que os convidados preparem o seu próprio chá: basta disponibilizar uma variedade de chá em saqueta ou de folhas soltas. Para além do açúcar para adoçar o chá (granulado ou em cubo), coloque também na mesa leite, mel e fatias de limão – para quem aprecia e para quem vai experimentar pela primeira vez!

Só ou acompanhado, louça escolhida, bandeja ou mesa posta, vamos agora ao passo mais importante:

COMO PREPARAR UM CHÁ.

Para que o chá mantenha todas as suas propriedades e sabor, existem alguns segredos:

1. Encha uma chaleira com água fresca e agite para oxigenar. Se a água for muito rica em minerais (calcário, por exemplo) use água mineral.

2. Enquanto a água aquece, escalde o Bule onde irá servir o chá. Sempre que possível, opte por recipientes de porcelana ou vidro, pois não alteram o sabor do chá.

3. Quando a água começar a ferver introduza o chá. Coloque um sachet por xícara ou três por bule.

4. Assim que a água ferver, desligue o fogo. Quanto mais a água ferve, mais oxigénio perde o que diminuirá a qualidade do chá.

5. Coloque o chá para o Bule e deixe repousar durante 5 minutos.

6. Se pretende preparar um chá mais forte aumente a quantidade de chá e deixe repousar por menos tempo. Deve ter sempre o cuidado de não deixar o chá repousar por mais de 6 minutos pois tornará o sabor muito amargo.

7. Agite ligeiramente o chá antes de colocar nas xícaras.

Deixo aqui uma sugestão para você assistir deitada, debaixo das cobertas tomando o seu cházinho.


Agora é curtir este momento, e deixar o pensamento vagar ...
 Expresse seus sentimentos...