terça-feira, 8 de março de 2011

8 de Março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

"Desejo a homens e mulheres um dia 08 de março sem violência;
se tal não for realizável, um dia com menos violência;
se também isso não for possível, que a violência sofrida não seja silenciada,
pois, só assim, se chegará a menos violências e, quem sabe, à sua eliminação"

Alice Bianchini – Doutora em Direito Penal pela PUC/SP. Presidente do IPAN – Instituto Panamericano de Política Criminal. Coordenadora do Curso de Especialização TeleVirtual em Ciências Penais da Universidade Anhanguera-Uniderp, em convênio com a Rede LFG.

 Foto: Jodi Bieber Bibi Aisha

Retrato da adolescente afegã Bibi Aisha vencedor do World Press Photo 2010. A mutilação ocorreu a pedido do sogro, como forma de punição por ela ter fugido de casa várias vezes, após seguidas agressões praticadas pelo marido, com quem foi forçada a casar aos 12 anos. Atualmente ela mora nos Estados Unidos, onde foi realizada a reconstrução cirúrgica do seu rosto. 


Especialmente hoje gostaria de homenagear todas as mulheres através da Bibi Aisha. Todas sem distinção nenhuma. De todas as idades, de todas as cores, minorias, com e sem "voz", de todas as classes sociais e de todos os lugares do mundo igualmente. O fato de termos nascido mulheres  nos coloca na classificação especial e com várias leituras.  Somos especiais e incrivelmente capazes de nos reinventar. Ressurgimos das cinzas. Somos verdadeiras Fênix! 
Um grande e apertado abraço daqueles que só nós somos capazes de nos abraçar, sem medo de deixar de ser mulher.
Um beijo carinhoso e amigo.

Clívia Bulhões