quarta-feira, 25 de maio de 2011

O sucesso da receita está no comentário!

"Esta batata doce está maravilhosa para fazer um bolo e comer com um cafezinho neste frio..."
Ouvi este comentário de uma desconhecida no mercado e fiquei entusiasmada na hora. Comprei a batata e voltei para casa rapidinho. Agora estou escrevendo enquanto o meu bolo de batata doce assa no forno. A expectativa é grande!
Parece lindo e apetitoso...  Daqui a pouco vou comer um pedacinho ou pedação acompanhado de uma xícara de café com leite... Hummmmmmmm



BOLO DE BATATA DOCE

INGREDIENTES

01 Quilo de batata doce
01 Lata de leite condensado
01 Xicara de leite ou leite de coco(natural de preferência);
03 Ovos inteiros
02 Colheres de manteiga sem sal.

MODO DE FAZER:


Lave bem as batatas, corte em pedaços médios sem retirar as cascas e coloque em uma panela com água e leve ao fogo para cozinhar.

 Quando estiver bem cozida, escorra bem toda a água,

 e descasque as batatas. Cuidado para não queimar os dedos.


Bata no liquidificador com todos os outros ingredientes até obter uma massa sem pedaços e uniforme.

 Unte bem uma forma com buraco no meio, despeje a massa sem sujar as bordas ou o centro da forma.

 Leve para assar no forno pré aquecido.

 Quando estiver assado, desenforme em um prato.
Se quiser, povilhe as bordas com canela em pó para decorar.

Sirva ainda quente acompanhado de café, chá ou café com leite.

Confissões a fazer: Não foi tão fácil assim...
Escolher a receita foi o primeiro problema. A receita da minha mãe mandava colocar farinha de trigo e acuçar. Não lembro se o bolo que ela fazia ficava muito doce. Naquela época, eu apenas comia. Nunca saboreei um bolo com prazer quando podia comer qualquer coisa.  Hoje em dia, como com a consciência pesadissima e saboreio cada migalha com alegria quase infantil....
Com ajuda da internet e da minha irmã mais velha que mora longe e faz o melhor bolo de chocolate que já comi, misturamos as receitas e montamos uma nova.
Com leite ou leite de coco? Optamos pela razão e escolhemos o leite. Na hora de fazer, repensei e usei o leite de coco. Quando a batata estava cozida e ainda muito quente, comecei a logo a descascar e assim queimei todos os dedos da mão direita.. Fui em frente e ai descobri que aqui em casa eu não tenho mais espremedor de batata. Convencida que um bolo batido a mão fica mais fofinho, decidi amassar as batatas com um garfo. Antes de terminar a primeira, desisti e pensei  que o liquidificador faria isso melhor que eu. Não me decepcionei.  Ele fez bonito e bateu tudo bem batidinho. Resultou uma massa linda e homogênea. Tirei foto de todo o processo e tentativas. O  cheiro está impregnado a casa. Vou tirar uma foto. Ainda não esta pronto. Volto já!
Acabei de comer uma fatia do bolo e modéstia a parte, ficou muito bom! Dei um pedaço para a minha vizinha que coincidentemente tocou aqui e ouvi dela o seguinte elogio: Delicioso! Falei que foi a primeira vez que fiz e ela disse que o segredo do sucesso deste bolo, está na escolha da batata!

Pura sorte.. risos...