quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESPAGUETE A CARBONARA


Carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que usada na sua preparação.


A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. O toucinho mais utilizado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos, no nosso caso o famoso bacon. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem à massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.

Receita


Macarrão a Carbonara


Ingredientes

. 300g de macarrão – De preferência spagetthi ou talharim. Fusili também pode ser uma boa, mas não se aventure com Penne ou outros formatos feitos de pedaços grandes.
. 150g Bacon ou Pancetta – Bacon é o uso peão padrão, mas não seja descuidado, escolha um bacon mais carnudo.
. 2 Ovos.
. 100g de Queijo Parmesão ou Pecorino ralado – Pecorino é tido como o “verdadeiro”, mas isso é uma bobagem. Use o de sua preferência ou o que estiver disponível, ou mesmo misture. Recomendo comprar em pedaço e ralar em casa, para manter o frescor.
. 3 dentes de alho
. 1 xícara de vinho branco

Modo de Preparo
Esquente a água para o macarrão e pique o alho e o bacon (tiras ou cubos).
Sem adicionar óleo na panela, frite o bacon, mas não deixe torrar (apenas doure) ele deve ficar suculento.A gordura do bacon faz tudo. Se preferir, coloque apenas um pouco de azeite (nota do HnC – Realça o sabor do porco) e antes que o bacon chegue ao ponto, acrescente o alho.
Assim que o cheiro do alho “subir”, acrescente o vinho e deixe evaporar. Em seguida retire o alho e o bacon (sem o suco/gordura) e coloque em um papel absorvente. Reserve.
Cozinhe o macarrão seguindo as instruções do fabricante.
Enquanto o macarrão estiver cozinhando quebre os ovos e coloque em uma tigela ou refratário. Acrescente o queijo e misture tudo.
Ao fim do cozimento, escorra bem o macarrão e jogue-o na tigela com os ovos e queijo. É importantíssimo não jogar água fria no macarrão e jogá-lo direto na tigela. Misture bem para que o molho se distribua homogeneamente e não empelote.
Acrescente o bacon e o alho e pronto.

Receita do Fernando Mafra

Fácil de fazer e delicioso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tava procurando uma receita para fazer quando encontrie esta . É realmente muito fácil de fazer e deliciosa! Obrigada. Adoro o seu blog e a forma como escreve...