quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ARRUMANDO A MESA PARA O NATAL



Knit Da Grinalda Do Natal Das Castanhas



Adoro a época que antecede o natal. No começo de outubro monto a minha árvore, que durante três meses reina absoluta em minha casa. Desmonto dia seis de janeiro. Fiz todas as bolas com a ajuda do meu filho quando ele ainda era bem menor. Todos os anos acrescento mais e mais coisas... Ela é linda, brilhante e intensa. Quase uma alegoria... Dois dos meus grandes prazeres é ficar a noite na sala vendo minha árvore piscar, e... saborear uma fatia de panetone!
Consta na literatura que os europeus deixavam as portas das suas casas abertas no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família  confraternizassem nesse dia.
Aí está o porquê de o Natal ser uma data de confraternização entre amigos e familiares. O prato mais clássico servido nessa ocasião é o peru.
O consumo dessa ave se originou nos EUA. Lá, o peru é um prato tradicionalmente servido no Dia de Ação de Graças, uma data muito importante para os americanos, e essa tradição veio para o Brasil.
Os índios americanos já criavam perus antes de ocorrer a colonização inglesa.
Durante a colonização, os índios serviram peru para comemorar a primeira grande colheita, e assim surgiu o hábito de consumir peru para celebrar datas importantes. 

A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas  receitas “secretas”para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos tradicionais.
 O banquete do Natal varia conforme a região do Brasil, do sul ao nordeste, adaptando os pratos tradicionais de suas terras com os alimentos típicos oferecidos na data especial. Em nossa ceia natalina, os pratos mais apreciados são o bacalhau, o pernil e o  peru, que vem gradativamente sendo substituido pelo frango.  Incorporamos várias receitas na colonização portuguesa, como a rabanada e o bolinho de bacalhau regado com bastante azeite. Enfeitamos nossas mesas com flores,  grande variedade de frutas tropicais e típicas da data, castanhas e frutas cristalizadas. Bebemos vinho, espumante, sucos e grande variedade de bebidas.
É uma festa de grande variedade e abundância.

As tradições dos pratos variam em cada pais.
Na Rússia não se come carne, mas tem muitas frutas, grãos e mel; a Jamaica consome bastante ervilha; na Alemanha come-se carne de porco. Também não pode faltar salsicha, amêndoas, pão de gergilim e vinho quente.
Na Austrália, onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, costuma-se fazer a ceia de natal nas praias. Na África do Sul, outro país que comemora o natal durante o verão, é comum fazer a ceia em mesas colocadas do lado de fora das casas.
Na Suissa, o vinho quente também é bem aceito com castanhas assadas e fondue; em Portugal, além do típico bacalhau, também fazem parte broas, sonhos e rabanadas;  na Itália são comuns frutos do mar, como enguia assada ou frita, com um bom panetone de sobremesa.

ARRUMANDO A MESA PARA A CEIA.
                

 Mesa coberta com toalha colorida. Ajuda a compor e alegrar mais ainda a decoração natalina.
Alegre, bonita e descontraida. A cara do verão brasileiro.


Mesa coberta com tradicional toalha branca. Realça a decoração dos pratos.
 Combina com qualquer ambiente. Bonita e clássica.

christmas buffet Fotografia livre de royalty

Mesa sem toalha.
Ideal para a o campo, praia e ambientes mais rustícos. Simples, prática e descontraida. Linda!


Mesa com doces, salgados e bebidas misturadas. Ideal para quem não conta com auxilio extra na cozinha.
Prática e funcional. Pode ser arrumada cedo e permanecer durante todo o tempo que os convidados estiverem presentes.

SUGESTÃO DE CARDÁPIO



Tender bolinha assado com suco de laranja, mel e cravo. Decorado com pessego em calda.



Peru assado inteiro no forno, decorado com maças assadas. Tem a opção de assar apenar o peito.

Pernil Desossado Temperado Sadia

Pernil de porco com farofa e damasco para decorar.



Salada de alface, agrião, rúcula, legumes e frutas com molho gelado a base de creme. Decorada com alecrim para aromatizar. Leve e refrescante.



Bolinho de bacalhau



Nozes, castanhas, avelãs, frutas cristalizadas...



Panetone.



Rabanada



Bolo de nozes, frutas cristalizadas e canela, decorado com glacê de açucar e limão.



Biscoitos de gengibre com canela decorados com motivos natalinos.


Bolos confeitados 
                                                             Boulangerie Pâtisserie MariePain Inc.



Casinha de chocolate com jujubas. A venda o kit completo para montar.



 Sorvete para refrescar.


Qualquer que seja o menu, faça-o de acordo com suas posses. Monte um cardápio variado e divida a confecção entre amigos e familiares. Aproveite a habilidade de cada um e distribua ou deixe que escolham o que achem mais conveniente. Faça com que todos participem. A dona da casa deve ficar com a decoração, ambientação, pratos, talheres, copos, gelo, e do cardápio o que for mais prático. O trabalho é imenso. Não esquecer de ratear os honorários dos ajudantes.O clima deve ser de alegria e confraternização para todos.

"Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Novo Ano."

Desejo a todos uma mesa farta rodeada de familiares, amigos e muita alegria.
Paz, harmonia, tolerãncia e amor...

FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: