segunda-feira, 18 de abril de 2011

Diretamente da Hungria By Maria Angela







Amigos a gente não faz, reconhece-os ...  Já dizia Vinícius de Morais.

Aconteceu comigo quando conheci a Maria Angela na casa de uma amiga em comum. Foi reconhecimento e posse na mesma hora. Temos uma boa sintonia. Fazemos programas que nossas amigas chamam de "programa de Índio" e adoramos! Curtimos a simplicidade da vida e o que ela nos oferece. Mas, o que me encanta mais nesta minha amiga é a generosidade e o afeto que ela tem para com os amigos. Vejam: Ela foi passar um mês em Paris em um apartamento de uma outra amiga, curtindo como uma parisiense o começo da primavara. Apesar de tantos encantos, ela que aproveitou um fim de semana e foi visitar uma amiga húngara que morou aqui no Brasil, Embaixatriz, me enviou algumas receitas para eu postar aqui no Blog, já com os ingredientes adaptados ao Brasil. As fotos ela ficou me devendo. Pretendo experimentar fazendo aqui em casa e postarei.
Pesquisei na internet sobre a comida Húngara para postar junto com as receitas e homenagear a Maria Angela e a Embaixatriz.

Leiam o que encontrei.

A comida da Hungria é realmente deliciosa. Os pratos são temperados com muito acerto, pois combinam a tradição histórica com a nouvelle couisine. A especiaria mais utilizada é o pimentão húngaro, páprica, de fama mundial. O costume é de temperar os molhos. Pode ser ardido ou cheiroso.
O café da manhã costuma ser servido de 7 a 10 horas. O almoço de 12.00 às 15.00 horas e o jantar das 19.00 até às 23.00 horas. Em todo país existem bons restaurantes com música ou dança. Também pode-se comer em buffets, mais baratos, tavernas ou restaurantes de comida rápida, cardápios que costumam oferecer uma grande variedade de opções e o serviço costuma ser correto. É  habitual deixar 10 % do total da fatura como gorjeta.
O prato mais conhecido da cozinha húngara é a sopa de Gulyás. Conhecida por nós aqui como Gulash. Esta sopa, cozida tradicionalmente em grandes panelas ao ar livre, tem como principais ingredientes a carne de vaca, as batatas, os inhoques e páprica, como tempero. Também são deliciosas a meggyleves, sopa azeda de cerejas, a sopa de peixe e a de galinha Ujházi.
Além das sopas, como primeiros pratos, os pimentões recheados, a couve fermentada recheada de carne moida e arroz e o gombás rizs, arroz com cogumelos fritos, sao muito apreciados.
As carnes são simplesmente deliciosas... O pörkölt, um maravilhoso guisado de carne de porco ou vaca temperado com páprica, o frango no molho do pimentão, o refogado de vaddisznu (carne de queixada), o sültmalac e um boca porquinho assado inteiro que desmancha-se na boca, dificultam a escolha .
O prato de peixe mais famoso é o fogas, lúcio ou perca do Lago Balatón, que serve-se empado, assado ou ensopado.  Uma excelente opcão de massa é a túróscsusza de requeijão fresco regada com creme de leite azedo e decorada com fatias de toucinho.
Se você é guloso, as sobremesas húngaras vao lhe levar ao extase. Os folheados recheados de cerejas, requeijão ou maçã são deliciosos, como também os rétes, a dobostorta, pastel recheado de moca e coberto com açúcar queimado, o gundel palacsinta, crepe recheado e flambado, o smlói galuska, biscoito cortado em dados a base de nozes, passas e nata misturados e coberto com chocolate ou creme de laranja ao rum.

Bebidas

As comidas húngaras costumam acompanhar-se de vinho ou cerveja do país. As cervejas mais conhecidas são Dreher, Aranyászok, Kobanyai, Soproni e Bak. Lembre-se que as cervejas espanholas não são frequentes, sendo o mais comum as garrafas de meio litro, e os tamanhos dos copos são maiores (o menor é de 33 cl. e o maior de um litro). Os vinhos da Hungria são excelentes, destacam o tinto Egri Bikavér, os brancos de Tokay e da região do Balatón e os espumosos Törley.
Para finalizar a comida, que costuma comer-se com calma, pois os húngaros são amantes da boa cozinha e de uma melhor sobremesa, bebe-se café e algum licor, os mais conhecidos são as pingas de pêssego, cereja, ameixa e pêra.
Fonte: www.rumbo.com.br

Receitas da Embaixatriz

Frango ao queijo

Para 4 pessoas
Ingredientes:
.8 a 10 pedaços de frango – coxa ou sobrecoxa sem osso ou peito cortado em quatro.
.sal
.3 a 4 colheres de sopa de óleo
.2 colheres de sopa de farinha de trigo
.1 colher de café rasa de pimenta do reino
.1 colher de café de páprica
.½ litro de creme (1 caixinha de creme de leite misturado com dois iogurtes Activia natural sem açucar)
.3 dentes de alho
.300 gramas de queijo padrão ralado
Modo de fazer:
Fritar o frango no óleo (não é para fritar muito) e deixar separado.
Aproveitar o óleo e misturar ao creme previamente preparado.
Misturar a farinha com a pimenta e a páprica.
Colocar num pirex uma camada de frango, cobrir com a metada da mistura de farinha e depois com a metade do creme e terminar esta camada com a metade do queijo.
Repetir terminando com o queijo.
Fechar o pirex com a própria tampa – se não tiver, colocar o papel alumínio cuidando para não ficar aguado por causa do papel – fazer abertura neste caso.
Levar ao forno médio por mais ou menos 45 minutos – dependendo do forno pode levar até 1h e 15 minutos.
Quando estiver dourado nas laterais, está pronto.

Creme de Gorgonzola
.150 g de gorgonzola.
.1 copo de requeijão Danubio (se não achar substituir por outro que não tenha sabor forte e não seja nem muito aguado nem muito espesso)
.½ xícara de salsina picadinha
.1 cebola pequena bem picada (não pode ser ralada)
.1 iogurte natural sem açúcar Activia
Modo de fazer:


Misturar bem todos os ingredientes (o queijo deve ser amassado com o garfo) sendo a salsinha por último.
Vá testando o iogurte e o requeijão aos poucos. 
Sirva gelado ou na temperatura ambiente.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando eu estava escrevendo para postar a Maria Angela me liga diretamente de Paris. Fazia muito frio por lá. Conversamos bastante. Ela me conta que tem fotografado muitas coisas para eu postar aqui. Paris continua com o mesmo charme e elegância de quando ela morou lá aos 17 anos e que tudo continua caríssimo! Tem passeado bastante, andado demais, comido bem, bebendo como parisiense e vivendo um mês inteirinho como em um sonho. Não fez compras, mas, sua alma está renovada.
Adorei! 

Nenhum comentário: